sexta-feira, 25 de setembro de 2009

XIV Maratona de Programação da SBC

Foi no sábado passado, mas segue aqui, além dos próximos posts, comentários e soluções dos problemas da XIV Maratona de Programação da SBC. Para quem ainda não conhece a competição, é só visitar o site aqui. Um resumo geral: ganha quem resolve mais problemas no computador, em menos tempo. Note, quem resolve mais problemas, não quem fica de discurso vazio das 1001 técnicas que diz saber dominar.

É a segunda vez que eu me envolvo diretamente, tanto no treinamento de alunos como no julgamento das soluções. Esse ano a regional de Curitiba teve 12 times concorrendo por duas vagas na final brasileira, um número legal. Nessa vez a sede foi na PUCPR, com o Emerson Paraíso e o Vidal Martins tocando o barco com a ajuda do Lucas Galete e do Jonathan "não sei o sobrenome" :).

A prova desse ano teve um ponto marcante na minha opinião: a divisão da prova em dois tipos de problemas, fáceis e bastante difíceis. Ano passado teve um equilíbrio melhor, com problemas de nível intermediário. Assim, o resultado da regional de Curitiba foi praticamente uma prova de velocidade, ganhando a maratona a equipe que conseguiu resolver 4 problemas em menos tempos. De velocidade porque metade das equipes fez os mesmos quatro problemas, a barreira foi chegar no quinto. Os outros 4 ninguém conseguiu fazer, o que mostra algumas deficiências dos alunos em relação aos conhecimentos necessários, além de uma escolha de problemas não tão bem acertada como no ano anterior.

Ano que vem espero conseguir levar alguns alunos do setor de educação tecnológica da UFPR, já que esse ano ficou em cima da hora com a minha posse tardia. Nesse ano, fica os parabéns para os alunos da UTFPR (equipe sudo make a sandwich, leitores de xkcd) e da Ciência da Computação da UFPR (equipe untitled).

Para quem quiser ver fotos do evento, deixei algumas no ar nesse site. Como estou resolvendo os problemas da maratona, vou colocar nos próximos posts as soluções. Tanto as que eu já tenho, como as que eu resolver no caminho. Claro, na ordem correta de solução da prova: do mais fácil para o mais difícil :).

Nenhum comentário: