segunda-feira, 27 de julho de 2009

Aprenda a Tomar Vinho

Vinho muita pessoas tomam. Agora, certo, poucos o fazem. Nem tanto pelo combinar a comida com o vinho certo, que nem é tão difícil (e gosto influencia muito), mas pelo erro na temperatura na qual o vinho é servido. Branco a maior parte acerta sem querer, ou pelo menos passa perto, ao deixar um tempo na geladeira. Agora o tinto é uma tristeza. A não ser que você more do Rio para cima no Brasil, tomar como regra a ideia de colocar vinho tinto na geladeira deveria ser punido com multa e prisão de 3 a 6 meses.

Mas o que acontece com um vinho servido na temperatura errada? Mais quente que o normal ele realça o açúcar da uva e o teor alcoólico. Mais gelado, ele fica mais ácido e perde o sabor. Então, tomar o vinho na faixa de temperatura adequada é o ideal.

Abaixo, uma tabela simples para não se perder nos vinhos:

Espumantes: 6 a 8 Cº
Brancos Suaves: 8 a 9 Cº
Brancos Secos: 10 a 12 Cº
Rosé: 12 a 14 Cº
Tintos Leve: 12 a 15Cº (em geral são os suaves)
Tintos Encorpados: 16 a 20Cº


Agora, como colocar o vinho na temperatura certa, você pergunta? Não é com a geladeira, que até funciona, mas não dá um controle adequado. O ideal é uma adega climatizada, mas como elas possuem um controle único de temperatura, fica caro deixar mais de um tipo de vinho na temperatura certa.

O mais econômico, e prático, é usar um termômetro, balde com água, sal grosso (para ajudar a mudar a temperatura mais rápido) e pedras de gelo. A quantidade de gelo varia de acordo com a temperatura que você quer deixar o vinho, mais pedras para mais frio, menos pedras para mais quente. Um termômetro mostra a temperatura da água, se ainda está quente, basta colocar mais gelo. Se estiver frio demais, tire gelo e compense com água.

Também vale a dica para o pessoal que mora do Paraná para baixo: no inverno basta ver a temperatura ambiente no termômetro. Se estiver próxima a que você procura, é só servir o vinho tinto sem preocupações.

Depois disso, ai de quem colocar um vinho na geladeira sem saber o que está fazendo. Saúde!

5 comentários:

Piovezan disse...

Graduar o vinho tinto pelo tempo na geladeira é um saco mesmo, mas quando é só para dar aquele golinho digestivo vale a pena. Agora, que bom que queijo se degusta com vinho branco, simplifica muito as coisas nas nossas sessões de queijos & vinhos. :D

PV disse...

Não tome isso como regra geral, depende do queijo Pio. Um queijo suave combina com um vinho branco, para sentir melhor o sabor do queijo. Se tomasse com um tinto encorpado, você sentiria só o gosto do vinho. Agora, com um queijo forte/envelhecido, precisa de um vinho mais encorpado tinto, já que o branco passaria desapercebido.

Piovezan disse...

Nossa, que memória, esqueci que teve vinho tinto da última vez! Era Periquita acho (ou Gato Negro?).

PV disse...

Gato Negro provavelmente. Aliás, dica para você que quer um vinho digestivo: pegue um vinho do porto, liquoroso. Esse é bom para tomar de pouco em pouco (e a rolha é amigável para isso) e dispensa geladeira. Recomendação: pegue uva Tawny, preferencialmente de origem portuguesa (R$50 na média a garrafa).

Piovezan disse...

Porto é bom que dispensa geladeira, né? Só não sabia que era digestivo!