segunda-feira, 27 de julho de 2009

Porque o Brasil Não Tem um Governo Sério

Se você discorda disso, leia esse texto sobre a Itaipu. Não é daquelas correntes babacas, mas um site oficial do governo, explicando o novo acordo da Itaipu. Tem algumas coisas boas no nosso governo atual, não nego, mas as ruins, infelizmente, superam em muito as boas.

Lembrando aos navegantes, o governo Brasileiro decidiu construir Itaipu, que inundaria parte do Paraguai. Como seria justo, tentou um acordo para partir os custos da obra. Coisa que os Paraguaios riram e mandaram os Brasileiros plantar batata. Várias discussões depois e com o clima de incerteza financeira, o Paraguai pressiona o Brasil a pagar a conta toda, ficando o Paraguai devendo em eletricidade (que veja só, seria gerada de graça por Itaipu), que seria descontado do que o Paraguai não usasse da sua metade da usina. Estoura a crise financeira de 74 e o Brasil toma nabo, pagando a obra toda que de uma hora para outra ficou caríssima por conta da situação financeira da primeira crise do petróleo. E o Paraguai não pagou nada por ela, a não ser as terras inundadas, que já eram deles.

Volta ao ponto: o Paraguai não pagou nada pela usina na época, pagando hoje com algo que eles não fazem o menor esforço para gerar. É mais ou menos assim, é como se você fizesse um investimento que fosse retornar por ano 100% do dinheiro investido. Só que você não tem dinheiro e pega emprestado o investimento inicial, fechando um acordo para pagar juros bem baixos por ano, durante longos anos. Aí espertamente você usa o rendimento do dinheiro aplicado, que não era teu, para pagar a dívida. Negócio a China, ou melhor, negócio Paraguaio, que hoje tem eletricidade para o país todo com custo zero de geração.

Aí vem hoje o Lugo, político de esquerda vegetariana como o Lula, com um mi-mi-mi sobre a injustiça do preço pago pela energia pelos Brasileiros, o MST faz piquete na ponte da amizade, etc. Aí vem a solução mágica do governo Lula: pagar mais pela energia que Itaipu gera, coisa que só existe graças ao investimento Brasileiro de 100% da obra. Coisa que todo gerente técnico de Itaipu contesta e qualquer analista econômico sabe que não tem lugar, já que o acordo original era bastante vantajoso para os Paraguaios.

O fim da picada é dizerem no texto que os consumidores não serão penalizados. A gente ainda vai ser penalizado, mas é coisa de anos. O custo de Itaipu a gente já pagou em imposto, esse não tem volta, então não precisa penalizar o consumidor pelo Brasil descontar da dívida do Paraguai um valor três vezes mais por ano. Mas o custo da energia que o Paraguai vai vender efetivamente para a gente daqui a alguns anos vai existir, bem antes do que era esperado inicialmente. Sem contar da possibilidade real de venderem a eletricidade para outros hermanos, já que a eletricidade será deles. Isso deixaria ainda mais comprometida a nossa fraca matriz energética.

Enfim, o estado Brasileiro hoje é fraco, com um governo frouxo que entrega uma refinaria por uns trocados e deixa de reconhecer uma dívida de fato em nome de uma suposta "justiça social". Tenho medo com o que nos aguarda até 2010.

3 comentários:

Bruno Sanches disse...

Eu sinceramente evito ao maximo assistir jornal, essa noticia teve pouca divulgação (pq será?).

Eu vi isso no jornal da Band (olha o nivel que cheguei) e da vontade de subir pelas paredes.

O mais ridiculo dessa situação que o Paraguay é um dos paises mais faceis do Brasil pressionar se for preciso, vão triplicar a conta de luz, vamos reduzir em 3 vezes a cota do Paraguay (dai o PV ficaria sem pc novo) e triplicar a fiscalização.

E o problema não é apenas esse, é perdão de dividas, estrangeiros que vivem (em outro pais) na fronteira usam escolas e hospitais do Brasil.

E enquanto tudo isso acontece, a esposa do Sarney quebrou um osso (não lembro qual) e saiu la do Maranhao para vir tratar em SP em hospital particular e o Lula tinha dito que a saude estava perfeita, porque eles saem de la para se tratar por aqui?

Piovezan disse...

Fiquei impressionado já no começo do texto, o PV falando que "tem algumas coisas boas no nosso governo atual". PV defendendo o Lula? Você não era assim. :P

PV disse...

Não estou defendendo o Lula. Nada é absolutamente bom ou ruim, então, antes que venham dizendo das poucas coisas boas do Lula, já comento que sei que existem, mas não o redimem das ruins em número excessivo.