terça-feira, 4 de maio de 2010

Ubuntu 10.04 - LTS - Lucid Lynx

Instalei o novo release do Ubuntu. Depois da decepção da versão 9.1, que não trouxe nada de novo (e não rodava bem no meu desktop), essa nova versão supera as expectativas. Começa pelo tempo de instalação e boot, praticamente recordes. O boot, aliás, merece destaque, é de longe o SO moderno que carrega mais rápido. Eu passo mais tempo vendo a sequência de POST inicial do computador do que esperando o 10.04 carregar.

O tema default tem uma cara interessante, mas posicionar os botões de maximizar e fechar o programa ao lado esquerdo da janela é muito estranho, então acabei voltando ao Clear Looks, o meu tema de escolha. Continua o conflito do compiz com a OpenGL, então tive que desativar os efeitos especiais de janela, mas nada que faça falta (eu desligaria de um jeito ou de outro mesmo) e seja defeito do SO, é problema de terceiros, infelizmente (se fosse do Ubuntu, a Cannonical já tinha resolvido).

A parte multimídia continua excepcional, especialmente com o wrapper para instalar o plugin 32 bits do flash em máquinas 64 bits. Sim, dava pra fazer isso antes, mas na mão, agora é tudo a partir do próprio Firefox e integrado ao Synaptic. O Rhythmbox funciona bem como indexador de MP3, agora integrado a uma loja de músicas online, a Ubuntu One, apenas com músicas livre de DRM (yeah!).


A integração com redes sociais é forte no SO, se bem que pessoalmente não me interessa (sério), então não testei bem (só usei MSN e olha lá). Suporte a impressoras e outros dispositivos continua show, pendrive monta sozinho, etc. Enfim, um SO completíssimo, funcional e livre, que de quebra ainda consegue rodar alguns jogos do Windows por emulação. Como usuário desenvolvedor, não tenho nada a reclamar, só a recomendar. É um SO pronto para o público mainstream, que só não é adotado porque a nossa cultura ainda é de usar SO Microsoft, nem que seja copiando o mesmo (o que a maioria faz).

Para quem se interessar, dá para baixar no site oficial do Ubuntu um CD que permite testar o SO sem instalar nada, com um ícone prático de instalação na área de trabalho :).

2 comentários:

Luiz Eduardo disse...

Agora vc pode comprar o iPhone pois o Rhythmbox sincroniza o mesmo. Já o matlab R7 tá dando segmentation fault no 10.04. Já instalei novamente mas não teve jeito.. Vou ver se acho uma versão mais nova ou volto por 9.10

PV disse...

Opa, sério o lance do iPod Touch/iPhone? Legal, vou pensar com mais carinho no assunto. Tem que fazer jailbreak ou algo do gênero, ou é só usar plug'n'play? Chato o lance do Matlab, já tentou usar o SciLab?