domingo, 19 de julho de 2009

Review - Numblast (PSP, PS3)

Já que eu jogo e tem quem leia o blog e jogue também, vou começar aqui a escrever algumas mini-análises de jogos (PS3, PSP e PC) que eu achar interessantes, quando der vontade :). Nos meus critérios, claro, jogo esotérico é comigo mesmo.

Para começar, Numblast (Qruton no Japão), um jogo lançado tanto para PS3 como para PSP direto para download baratinho na PSN Store. É um jogo de quebra-cabeças diferente, um download de 20MB (na versão do PSP) e com uma mecânica de jogo competente. Aliás, esse tipo de jogo só sobrevive pela mecânica, veja o caso de Tetris, Columns, Puyo Puyo, etc. Rotacione as peças em um tabuleiro 2D e forme um quadrado com os mesmos número. Os números são acrescentados em um e novos quadrados com os números subsequentes são formados. Simples, mas extremamente complicado de dominar.


Um vídeo vale mais que mil explicações

O jogo se resume a isso em um modo eterno, temporizado, missão, etc. Divertido, mas de todos os quebra-cabeças que eu já joguei (e eu já perdi a conta), é com certeza um dos mais difíceis. Difícil a ponto de deixar os mais novatos frustrados com a dificuldade elevada, o que pessoalmente acho o maior defeito no jogo que poderia ter um apelo maior. Mas pelo objetivo e o modelo de vendas usado, não chega a estragar o produto.

O roteiro existe apenas para cumprir tabela e pode ser ignorado por completo. Aliás, o roteiro chega a ser constrangedor e a tela principal do jogo é algo para não deixar a mostra no meio de desconhecidos, ou de conhecidos metidos a engraçadinhos.

Avaliação: vale dar uma boa olhada se o gênero atrai você.

Nenhum comentário: