terça-feira, 2 de junho de 2009

Motion sensing

Ah, E3 2009. Época dos fãs de videogame acompanhar as novidades e inundar os fóruns com discussões, pelo menos até a próxima E3. Esse ano um ponto comum entre as apresentações da Sony e Microsoft foram os controles de movimento. Antes dos comentários, vamos aos vídeos em si.





Me chama a atenção em como a apresentação do controle do Project Natal 360 é fantasiosa e a do PS3 extremamente pés no chão, um contraste gritante. A do 360 é fantasiosa por ser um vídeo com atores, mal sincronizados por sinal (os atores no geral se movem DEPOIS do movimento na tela). Por mais que reconhecimento de movimento de corpo seja plausível, trabalho com pessoas que fazem isso como ganha pão e se encontrar a cabeça da pessoa com uma precisão razoável é complicado, quem dirá o corpo todo com precisão impecável em condições desconhecidas de iluminação. Pior: eles querem fazer isso com várias pessoas ao mesmo tempo.

Já a apresentação da SONY é uma mudança radical da postura arrogante da empresa nos velhos tempos, ou todo mundo esqueceu do vídeo do Killzone 2 em 2005? Simplesmente demais mostrar ao vivo para toda a platéia como a tecnologia funciona, sem apelar para um vídeo. Tudo o que foi visto é real. Claro, é menos "emocionante", mas é bem mais sincero e possível de vir à luz nessa geração. Já o Project Natal não sei. Se tivesse algo concreto teriam mostrado, não teriam enrolado.

Ponto pra Sony, por incrível que pareça. parece que ela encontrou a mão depois de 4 anos amargando a lanterninha.

3 comentários:

Cindy disse...

Não concordo. Até as duas mostrarem isso com jogos e o público experimentar isso, ambas são igualmente fantasiosas.

Aliás, o pessoal adora falar do Wii, mas quem foi que começou com motion controller em videogame? E não através de um periférico qualquer, mas através do controle principal?

E esses não serem os controles padrão ainda vai fazer uma diferença na hora de vender... pelo menos a MS parece que vai vender junto com o XBOX360, numa dessa motiva produtoras a fazerem jogos para ele...

PV disse...

Cindy, a demonstração da Sony foi real. Um mané estava no palco mostrando o que dá pra fazer. Claro, não tem jogo ainda, mas é bem diferente de mostrar um vídeo. Seria mais certo você definir ambas como um futuro incerto, porquê a tecnologia da Microsoft é fantasia até agora, porquê não tem um demo dela.

Curioso que você falou quem fez o primeiro controle de movimento. Um doce pra quem acertar o nome da empresa ;). Dica: começa com S e tem quatro letras (até eu fiquei surpreso).

Piovezan disse...

Já me twittaram essa. Primeira coisa que reparei foi no dinossauro fazendo os movimentos ANTES do moleque que o controlava. Palhaçada!