domingo, 21 de dezembro de 2008

Strike Three!

Primeiro foi a Free Radical, da série TimeSplitters. Depois a Black Box, que produzia a série Need for Speed. Agora foi a vez da Factor 5, da série Rogue Squadron e, para os mais saudosos, do Turrican, que pretendia-se uma versão moderna. O que todos eles tinham em comum? Um jogo muito esperado que não vendeu nada. Haze, NFS: Undercover e Lair, respectivamente.

É interessante notar como os custos de produção de um jogos tornaram-se tão elevados ao ponto de um jogos afundar um estúdio tão rapidamente. À exceção da Black Box, nenhum deles era um estúdio meia-boca. A Factor 5 estava no mercado desde a época do Amiga, aliás, o melhor jogo de Amiga era deles, o Turrican II.

Não gosto do Wii, até hoje me recusei a comprar um por ser um Gamecube que lê DVD de tamanho normal com um Wiimote (isso é sério, não é piada ou exagero), mas o foco em jogos com custos menores de desenvolvimento aparentemente foi uma aposta razoável da Nintendo para os jogos de prateleira. Pelo visto, um canal de futuro para muitos desenvolvedores vai ser o jogo por download. Curiosamente, alguns jogos escelentes do PS3 eu comprei por download e não me custaram mais que US$10.

Nenhum comentário: