sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Video Games Live!

Animal. Um arraso. Detonou. Do ca#####. Faltam adjetivos para descrever o Video Games Live, que no tour Brasileiro de 2008 passou por Curitiba. Valeu a pena cada ums dos 5300 centavos que custou o ingresso. Do vídeo do Ms. Pac Man na abertura ao encerramento apoteótico com a suíte do Castlevania, o espetáculo ultrapassa uma mera homenagem aos jogos, integrando a platéia em um dos espetáculos mais envolventes de todos os tempos.

Além da qualidade do set de músicas, selecionado a dedo, o carisma do maestro Jack Wall e do produtor Tony Tallarico transformam o espetáculo num "obrigado" ao público fiel dos games, que acompanha esta arte desde os seus primórdios e hoje encontra um espaço confortável na mídia e no quotidiano das pessoas. Some isso a participação de Michal "Piano Squall" Gluck, que se tornou famoso por seus vídeos no You Tube, e não tem como errar. São três horas de espetáculo sem igual.

Falando no set de músicas, é impressionante escutar ao vivo músicas de impacto, como a trilha sonora de Halo ou God of War, músicas de clima épico na concepção, que tem sua grandiosidade revelada numa apresentação com orquestra e coral ao vivo. Não tem home theater que se iguale a issso. Claro, não faltaram músicas manjadas como Mario, Zelda e Metal Gear Solid, mas foi surpreendente ouvir a trilha de Metroid em tratamento orquestrado. Claro, a One Winged Angel é absurda e a casa quase veio abaixo, mas foi igualmente surpreendente a reação do público com a suíte de Castlevania, retomando clássicos da série de maneira sem igual. De novidades, Diablo III e Crysis, que entraram pela primeira vez no tour em Curitiba (or so they say).

Em resumo, para fãs de jogos e de suas trilhas sonoras, é um espetáculo sem igual. Seja pelas músicas, pelo carisma dos anfitriões, em total sintonia com o público, ou pelo ambiente intimista criado com mais de 1000 estranhos. No final, ainda deu pra descolar um autógrafo nos CDs do espetáculo que estavam à venda :).



Claro, não podiam faltar vídeos. Começando pela apresentação das músicas do Metal Gear Solid.



Diversão interessante pra quem acha que o Wii é esforço físico demais: que tal jogar Space Invaders em que você se desloca pra mover a nave?



Para terminar, One Winged Angel, de Final Fantasy VII.



Daí a bateria do celular morreu no começo da suíte de Castlevania. Well, nothing is *THAT* perfect : ( ...

Na expectativa da turnê de 2009 agora :).

2 comentários:

Piovezan disse...

Eu li isso? Você gravou com o celular? =P

PV disse...

Ué, você tem uma solução Tabajara melhor? :P