sexta-feira, 4 de abril de 2008

Osso Duro de Roer

Assisti de volta o Tropa de Elite, agora em DVD. A outra foi no cinema, como com qualquer bom filme nacional que se preze. É um filme pesado, com um assunto espinhoso. Mas fácil de se posicionar.

Esse papo de que é um assunto complexo, que são muitas variáveis e que não dá para encontrar solução, é "papo de maconheiro". Não tem zona cinza. Não tem meio certo. A violência vai até aonde a gente deixa ela ir. Francamente, nós deixamos ela ir longe demais.

Não tem como dizer que o BOPE batendo forte é o ideal, muito menos o certo. Mas entre isso e a conivência da sociedade em geral com o problema, fica fácil entender porquê o tema do filme encontra respaldo com o público e ninguém sente pena do traficante Baiano na cena final.

Pode vir o demagogo dizer que a droga é recreativa, mas é mais do que sabido que o pessoal que produziu ela não vem a passeio, nem mesmo pra brincadeira.
Legalizar? Nem pensar. Já estamos penando para controlar as drogas lícitas e seus efeitos no sistema de saúde e ainda querem colocar outras? Pede pra sair, fanfarrão!

Um comentário:

Piovezan disse...

Pode até legalizar, mas tem que seguir o "procedimento"...